Clube do livro – O inverno do nosso descontentamento

Há uns tempos senti vontade de descobrir escritores norte-americanos – daqueles antigos que retratam o encanto dos EUA e o auge do sonho americano.

John Steinbeck chamou-me à atenção com O inverno do nosso descontentamento. Uma crítica social, uma balança de valores e desejos, tudo envolvido numa narrativa cativante, que nos conduz construindo as pedras do caminho e retirando-as com a mesma velocidade.

IMG_9961_edited

Acompanhei o percurso de Ethan – o homem honesto e trabalhador, descendente de uma família rica e com estatuto, mas que se encontra na falência, depois de alguns erros seus e dos seus antepassados. Subitamente uma nova carta surge sobre a mesa – a da riqueza eminente – e Ethan só tem de querer jogar, e mais do que isso, jogar com prudência. Assim tem início a luta interna e a metamorfose do protagonista, que revê tudo aquilo em que acredita e valoriza.

Steinbeck conduz-nos como marionetas num jogo de personagens, acontecimento e planos que inquietam. E eu como leitura fui! Fui tanto que me perdi no fim. Já começa ser costume os livros deixarem a janela final aberta. E a realidade é que ainda não consigo lidar muito bem com isso, e muito menos quando ficam tantos pontos por ligar, com mil e uma combinações possíveis.

Anúncios

Comenta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s