As aventuras da Dalvia nos transportes públicos

Ando praticamente todos os dias de transportes públicos, principalmente de comboio (CP é o meu grande amor – not). E a realidade é que se vê e ouve coisas muito, mas muito boas durante a viagem que merecem ser partilhadas. Os meus amigos já me ouvem (coitados, são obrigados), mas vamos lá abrir o leque.

Para atiçar a curiosidade aviso que já presenciei pessoas a cortar as unhas no autocarro; um homenzinho com um cão a reclamar com os “picas”, ao qual um responde “Vai dar banho ao cão”; pessoas aleatórias que dão lições de vida a mães e filhas; mulheres que saem do autocarro com propostas de trabalho. Isto entre muitas outras coisas.

Já faz algum tempo desde que tive a ideia, mas faltou a concretização. Porém, hoje presenciei algo que merece ser lido. Vamos lá!

No comboio:

7 horas da manhã. Eu sentadinha. O “pica” a vir na minha direção. 

Um grupo de velhotas sentadas nos bancos do outro lado a conversar demasiado alto:

– Ai!, eu hoje também vou fazer greve! Não mostro o passe.

– Ah pois, se eles podem tu também podes.

(motivação geral à velhota revoltada)

O “pica” chega perto das senhoras e pede os bilhetes. A velhota mestre:

– Hoje não trouxe. Sabe também estou de greve…

O senhor mantém-se sério, não responde às provocações enquanto as quatro continuam em amena cavaqueira. Depois dele passar continuam com a mesma conversa, ainda demasiado alto.

Dito isto, junta-se outra senhora em defesa dos fracos e oprimidos:

– Eles até têm razão. O Estado deve-lhes x milhões de euros! Eu também faria greve. Quem sai prejudicado somos nós (e continua com isto, por muito, muito tempo).

As outras quatro calam-se. Arranjaram competição. Mais forte que todas elas juntas. Admitir derrota. Greve de fala?

E eu apenas fico a pensar que falam da minha geração, mas a doida não sou eu! Eu que nem penso em fazer greve (às vezes faço mesmo, mas é inconsciente). Eu que não por aí a gritar no comboio com as minhas migas, ou a meter-me com os “picas”. Doidinhos….

4 thoughts on “As aventuras da Dalvia nos transportes públicos

Comenta

