Clube do Livro: Sono

Bem, hoje trago o livro Sono de Haruki Murakami, ainda em fase de stress pós-literatura.

IMG_8225_edited

Foi o primeiro livro que li do autor, sendo que tenho mais uns dois na lista de 2015, e neste momento não consigo ter uma opinião formada: sinto-me dividida.

Sim, o livro é bom! A história cativa, somos realmente puxados para o livro, envolvidos nos seus mistérios. Sim, aborda temas muito interessantes de uma forma crua.

Mas parece que não o consigo perdoar pela forma como o livro acabou. E tenho medo que faça isto em todos os livros. E não posso ficar para sempre na fase de stress pós-leitura!

IMG_8228_edited

Retrata a história de uma mulher que deixa de conseguir dormir. Tudo na sua vida permanece intacto, menos o sono.

Deste ponto o autor seduz-nos com a tentativa de perceber o significado do sono, a perceção da vida mecanizada e uma nova interpretação da morte. Tudo envolto de muito mistério, numa escrita nua e crua, com sentimentos retratados exatamente da mesma forma – talvez bem japonesa.

IMG_8226_edited

Eu queria mais, mas não havia mais. Acabei o livro à procura de mais páginas, com uma cara de incrédula que conquistou os olhares dos estranhos no comboio. Não fazia sentido, continua sem fazer. Aguenta coração.

“Desde que deixara de conseguir dormir, começara a perceber até que ponto a realidade podia ser banal. Vendo bem, não passa disso mesmo: é apenas a realidade. Logo, fácil de manusear.”

“A minha existência resumia-se à repetição daquele ciclo? Mas isso não levava a lado nenhum.”

“E se eu morresse, qual seria o balanço da minha vida?”

IMG_8229_edited

2 thoughts on “Clube do Livro: Sono

Comenta

