Clube do Livro: A Culpa é das Estrelas

IMG_8203_edited

Eu sei que já venho ligeiramente atrasada, mas quis deixar a moda assentar antes de ler A Culpa é das Estrelas, de John Green. Portanto, em 2015, aqui estou eu.

O livro retrata a história de Hazel Grace enquanto vive e convive com o cancro. Uma adolescente diferente de todas as outras, possuidora de uma forma de pensar tanto profunda quanto obscura – consequências de se estar a morrer.

Apresenta-nos, entre outras coisas, a forma como Hazel encara o cancro e como ele condiciona não só a sua vida, mas a de todos que a rodeiam, incluindo os seus pais, que tiveram de superar a realidade de que um dia verão a sua filha morrer.

IMG_8210_edited

Porém, Hazel teve o privilégio de vivenciar um grande amor, desses que motivam a viver e desses que nem todos encontram, por mais tempo que tenham para procurar. Em Augustus, ou Gus, descobriu um companheiro, alguém que, de alguma forma, compreendia aquilo que ela vivia e o seu destino, já traçado – sem data, mas traçado. Mas, claro está, nem tudo são rosas, e a história dá um reviravolta rápida e o mundo é virado ao contrário, sacudido e deixando os vivos em pedaços. Os vivos ficam sempre em pedaços.

IMG_8205_edited“Chegará uma época em que todos nós estaremos mortos. Todos. Chegará a época em que não restarão seres humanos para recordar que alguém sequer existiu ou que a nossa espécie alguma vez fez alguma coisa. (…) Tudo o que fizemos e construímos e escrevemos e pensámos e descobrimos será esquecido, e tudo isto terá sido em vão.”

“É o problema da dor. Exige ser sentida.”

“Quase toda a gente vive obcecada em deixar uma marca no mundo. Deixar um legado. Sobreviver à morte. Todos queremos ser recordados. Eu também quero. É isto que mais me incomoda, o facto de ser mais uma baixa não lembrada na antiga e inglória guerra contra a doença. Eu quero deixar uma marca. (…) Em demasiados casos, as marcas que os humanos deixam são cicatrizes.”

Anúncios

4 thoughts on “Clube do Livro: A Culpa é das Estrelas

  1. Lari Reis diz:

    O livro é maravilhoso (e o filme também é muito bom)!
    A Culpa é das Estrelas foi o livro que me apresentou a John Green, há mais de dois anos… De lá pra cá, li outras duas obras dele e aguardo ansiosamente também pela adaptação de Cidades de Papel para o cinema 🙂

    Liked by 1 person

    • dalviarodrigues diz:

      Ainda não vi o filme, queria ler o livro primeiro, mas demorei anos. Esse é o próximo passo.
      Tenho mais dois livros dele para ler este ano, mas vou acrescentar o “Cidades de Papel”.
      Beijinhos 🙂

      Liked by 1 person

Comenta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s