Nobel da Paz: Malala Yousafzai

Malala Yousafzai foi uma das vencedoras do Prémio Nobel da Paz, anunciado dia 10 deste mês. Nascida a 12 de Julho de 1997, no Paquistão, esta jovem luta pelos direitos das crianças à educação e contra a repressão das mesmas.
Malala-Yousafzai-360x225
Foi correspondente da BBC através de um blogue anónimo que expressava a sua visão da educação e da vida sobre a constante ameaça dos Talibã. E por esta razão viveu uma tentativa de assassinato, onde chegou a ser baleada.
Por isso, com apenas 17 anos já viveu e realizou mais do que muitos de nós. Toda a sua experiência e o facto de não desistir passou a dar mais visibilidade às milhares de crianças a quem a educação é negada.
malala-yousafzai-1-w724
Neste sentido, fundou o Malala Fund, de forma a sensibilizar o mundo sobre o impato social e económico da educação nas jovens meninas, de forma a transmitir-lhes o poder de fazer-se ouvir, de desvendar o seu potencial e assim catalisar a mudança.
woty-2013-malala-yousafzai-main
É uma inspiração para mim, por fazer-me acreditar que podemos realmente mudar o mundo, se tentarmos; que desistir é para os fracos; que continua a haver esperança e uma luz ao fundo do túnel.
Foi a pessoa mais jovem de sempre a ganhar um Prémio Nobel, e isso também me dá esperança nesta nossa geração. Nós também nos importamos, também queremos ajudar e inovar. Também queremos lutar não só pelos nossos direitos, mas também pelos direitos dos outros, dos mais fracos, dos oprimidos.
O meu desejo é um dia conseguir fazer metade do que ela fez e faz. De conseguir ver o que está mau na nossa sociedade e ter um desempenho ativo a melhorá-la, não só para mim, mas para quem me rodeia e também para as gerações futuras. É um orgulho imenso vê-la representar as mulheres de uma forma tão inspiradora!
Anúncios

2 thoughts on “Nobel da Paz: Malala Yousafzai

Comenta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s