Rainbow Cake

Já tinha partilhado convosco uma primeira visão do rainbow cake num olhar sobre a semana, mas agora vou partilhar convosco a receita da maravilha!

raibowcake2

Foi uma tremenda aventura fazer este bolo!!! E eu não sabia no que me estava a meter, por isso vou avisar-vos: foi difícil, demorou uma tarde inteirinha, levou toda a minha paciência e deixou-me com as pernas a chorar no dia seguinte. Mas, apesar de tudo, acho que valeu a pena.

Aviso que o bolo ficou muito, mas muito maior do que eu estava à espera, por isso vou partilhar convosco a receita que fiz, mas dividindo os ingredientes, para não acabarem com um bolo monstro.

Mantenham em mente que têm de fazer 6 bolos diferentes. O que eu fiz foi pesar certos ingredientes para todos os 6 bolos, e deixar já preparado. Ok, vamos lá!

Ingredientes (para cada bolo):

  • 10g açúcar baunilhado
  • 175g farinha c/fermento
  • 75ml leite
  • 9ml aroma baunilha
  • 100g açúcar (eu usei branco, para a massa ficar mais clara)
  • 1 colher de sopa manteiga
  • 2 ovos
  • raspa de limão
  • Para barrar: 3 ou 4  pacotes natas para bater e açúcar em pó

Preparação:

  • Se quiser preparar já os ingredientes para os 6 (é mais prático), comece por pesar o açúcar baunilhado e a farinha e conservar em 6 taças separadas. Pese também o leite e o aroma de baunilha e reserve em copos.
  • Preaqueça o forno a 180º. Unte e enfarinhe uma forma de bolo.
  • Numa taça junte o açúcar e a manteiga e bata até ficar suave. Depois vá acrescentando as gemas uma a uma. Reserve as claras para depois.
  • Junte as raspas de limão e continue a bater. Gradualmente vá acrescentando a farinha e açúcar baunilhado, alternando com o leite e o aroma.
  • Misture o corante em gel. É bom começar com pouco, só no fundo de uma colher de café, para poder ver a intensidade da cor. Vá misturando com uma espátula e acrescentando mais corante até obter a cor desejada.
  • Bata as claras em castelo, e depois envolva-as ao resto do preparado.
  • Verta todo o preparado e leve ao forno, durante cerca de 35 minutos, mas fique sempre atendo e pique com um palito quando parecer pronto.

Tem de repetir este procedimento para os 6 bolos. Se tiver mais do que uma forma do mesmo tamanho melhor, porque podem ir 2 a 2, caso contrário, faça como eu: uma tarde inteira a fazer bolos.

A cobertura é muito simples: bater as natas até ficarem firmes e aí acrescentar açúcar em pó aos poucos, até ficar com a doçura desejada. Eu não medi, ia provando quando acrescentava. Decidi não por muito doce para contrastar com os bolos.

rainbowcake

É aconselhável deixar os bolos arrefecer antes de serem cortados (se for preciso) e antes de ser barrados. Depois é só dispor o primeiro, por um pouco de cobertura a funcionar como cola, e assim por diante, até ao fim. Depois cobrir à volta e colocar no frigorífico durante pelo menos meia hora. Quando sair pode por enfeites, como eu pus, ou servi-lo branco, para ter uma surpresa colorida no centro.

semana1dia7

Comenta

