Clube do Livro – As Regras de Ouro

Hoje no Clube do Livro apresento-vos “As Regras de Ouro” da nutricionista Ágata Roquette, um livro que segue a sua famosa “Dieta dos 31 Dias”. As Regras de Ouro da Ágata

Como sabem, estou a tentar mudar os meus hábitos alimentares e achei que seria uma boa opção ler este livro.

A realidade é que veio confirmar muitas coisas que eu já sabia, e concordei com grande parte das regras, mas discordei de muitas, por achar que não fazem sentido e que não visam hábitos alimentares saudáveis. Como ela mesmo distingue no livro, há dois tipo de dietas, uma saudável, que visa o bem-estar do indivíduo, e outra para perder peso, mais restrita e que nem sempre vai de encontro ao padrão de “alimentação equilibrada” que nós temos.

Para mim, o mais importante é a saúde, e foi realmente esse o motivo para me desafiar este Verão. Mas não me privo de nada. Se me apatecer carne ou peixe, não vou deixar de comer. Se me apetecer um chocolate não vou bater o pé e dizer que não. O objetivo é ser saudável. E isso implica comer de tudo, sem excessos e sem privações. Se disso advir alguma perda de peso, tudo bem, mas não é esse o objetivo principal.

E talvez por isso discorde de muitas coisas e argumentos do livro, que é certamente virada para a perda de peso.

Porém, vou partilhar convosco algumas das regras, que eu já pratico e que considero importantes para uma alimentação saudável e para o bem-estar das pessoas.

  • Comer sempre o pequeno-almoço
  • Fazer três refeições principais por dia, intercalando com outras intercalares mais ligeiras
  • Comer devagar
  • Beber bastante água – 1,5l é o aconselhado
  • Não passar fome
  • O azeite é o seu melhor amigo
  • Cuidado com o buffet

E lembrem-se: o mais importante é vocês sentirem-se bem na vossa própria pele. Não vamos deixar de comer o que gostamos, mas temos de ter cuidado com os excessos – nem 8 nem 80. A vida é a procura entre o meio termo perfeito, e na saúde e na alimentação isso não é diferente. O importante é que se sintam felizes! Isso vem primeiro sempre.

Comenta

