Clube do Livro – A Persistência da Memória

Verão é sinónimo de tempo, que por sua vez é sinónimo de ler. É sempre o tempo que aproveito para ler todos os livros pendentes numa lista ao longo do ano. Tardes e noites repletas de mergulhos em histórias e enredos. E a vontade constante de continuar a ler, mesmo que o sono ou o cansaço ataque.

Comecei pelo Daniel Oliveira, com A Persistência da Memória, livro que comprei em Novembro do ano passado, e apenas agora tive a oportunidade de ler.

A-persistência-da-memória-o-primeiro-romance-de-Daniel-Oliveira1

A realidade é que estava à espera de algo completamente diferente, e por isso foi uma surpresa descobrir o interior do livro. Mesmo assim, trata-se de um ótimo livro, com uma leitura fácil, repleto de factos, que certamente necessitaram de muita pesquisa por parte do autor, tantos termos técnicos e tantas explicações necessárias.

Achei o twist da história um quê de previsível, até porque nunca poderia passar muito longe daquilo, e para mim, o final deixou muito por dizer. Senti-me várias vezes confusa à medida que avançava e não sei até que ponto isso é positivo.

Como já devem ter reparado, ficou um pouco aquém das minhas expetativas, por isso aconselho que entrem nele sem nenhumas, com a mente aberta, para assim serem surpreendidos. Foi o primeiro livro do autor, por isso vamos lá ver os próximos truques que ele tem na manga.

“Eu quero escrever-te. Escrever para te ler, para voltar a ti quando me apetecer, quando estiveres na tua vida que não tenho, entretida em coisas que não conheço, na superfície que a profundidade de nós não alcança, como o fundo do mar que não vê o sol.”

“Camila, fugir é uma forma de morrer. Queres fugir como quem foge do escuro. Não é a vontade de ir que te move, mas sim o medo de se quebrarem as barreiras, de findar a ilusão com que te admiram. De que te adianta fugir?”

Daniel Oliveira in A Persistência da Memória

Anúncios

Comenta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s