El Empleo

Como sabem, estou a fazer a licenciatura em Gestão de Recursos Humanos, e hoje descobri uma curta metragem espanhola que mexeu comigo. Com a direção de Santiago Grasso, ideia de Patricio Plaza, e animação de ambos, nasceu “El Empleo”.

Ao longo da curta denuncia-se a desumanização dos trabalhadores, a passividade dos mesmos, e a forma como nos sujeitamos a viver a mesma rotina que não nos traz felicidade.

Talvez por ser muito nova e ainda não ter ingressado no mercado do trabalho, tenho uma visão, talvez muito sonhadora, do que ele pode ser. Isto porque acredito que não devemos trabalhar apenas por necessidade, mas sim porque gostamos. E mesmo que comecemos um trabalho por necessidade isso não quer dizer que não podemos dar tudo de nós, e quem sabe acabar por gostar.

Acho que as empresas ainda estão muito preocupadas com os lucros e com a produtividade e esquecem quem está por detrás disso: os trabalhadores. E sem eles, não há lucro, nem produção, nem ordem. E o mesmo acontece se eles não estiverem motivados e comprometidos com a organização.

Também considero que este desejo de sentir-se motivado deve nascer do trabalhador. Não ver a empresa só como fonte de rendimento, mas também como fonte de felicidade. Até porque isso é possível, e muitas empresas modernas estão a mostrar exatamente isso.

Temos de trabalhar por gosto, para mudar o mundo, para fazer outras pessoas felizes, e assim também nós seremos.

Espero poder praticar isto quando estiver realmente a trabalhar, porque tenho a noção de que falar é muito mais fácil do que cumprir, porque há tempos em que estamos cansados, desmotivados e só queremos desistir. Mas também é nesses momentos que temos de ser mais fortes.

Por isso vamos lá, trabalhar por gosto, fazer os outros felizes, e levar com felicidade por tabela. Só nós temos a força de mudar o mundo.

Sejam felizes!

Anúncios

Comenta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s