Algum dia perceberemos os nossos pais?

Será que algum dia perceberemos os nossos pais?

Por norma a juventude tem os pais como algo muito distante, com ideias meio loucas, ridiculamente conservadoras, aqueles seres com uma razão incansável e inatingível. Mas será mesmo?

Não será que nós também estamos presos ao nosso egoísmo, à nossa razão, às nossas vontades? E eles sempre querem nos proteger, mas é óbvio que nunca conseguirão nos proteger de tudo. E fica essa guerra: uns querem liberdade e os outros estabilidade.

A realidade é que eles já tiveram a nossa idade, mas isso é visto por nós como um longo período de tempo, no “reino de bué, bué longe”. Então, como é claro também se revoltaram contra os seus pais, testaram os seus limites, e também não percebiam as regras e as preocupações.

E então, a minha pergunta é: se também eles a seu tempo questionaram os métodos educativos, e agora é a nossa vez, será que estamos no meio de um ciclo vicioso? Será que também os nossos filhos vão nos achar super antiquados e protecionistas?

Porque oiço constantemente “Ai, eu não faria isso ao meu filho!”, ou “Eu faria diferente.”. Será que mesmo com esse esforço é suficiente? Ou ciclo continua?

A realidade é que bem provável que continue, porque nunca existirá um pai ou filho perfeito. E a juventude é sempre aquele tempo para ser descontente, para exigir mais, muitas vezes sem querer dar o braço a torcer. E aí entra novamente a pergunta: Será que algum dia perceberemos os nossos pais?

Quando os nossos filhos nos chamarem de antiquados, ou quando tentarem fazer algo que nós fazemos agora, será que vamos compreendê-los?

Não me levem a mal, adoro os meus pais, e tenho uma ótima relação com os dois. E sempre que temos algo a dizer dizemos, e eles sempre lembram que tudo o que gozo com eles ou reclamo os meus filhos hão-de fazer comigo. Mas esta é uma questão sempre presente na vida dos jovens, por mais liberais ou compreensivos que os pais sejam.

E uma coisa é certa, só com o tempo vamos conseguir ver se o ciclo continua.

Pretendo fazer isto aos meus filhos, não me julguem...

Pretendo fazer isto aos meus filhos, não me julguem…

Comenta

