Angola – Parte 1

Pelo título do artigo, já devem ter adivinhado qual o destino secreto das minhas férias: Angola, mais precisamente Luanda.

E agora acho que está na altura de compartilhar as aventuras e desventuras que passei nesta viagem.

A Viagem

Ah, esta parte foi cheia de peripécias! Para começar é importante salientar que esta foi a primeira viagem de avião que fiz completamente sozinha desde que sou “maior de idade”, ou seja, o dobro ou triplo da responsabilidade. Sem pressões, certo?

Assim, depois de ter ficado quase duas horas na fila de Tax Free, pensando que era a fila do check-in, quase que morri. Mas piorou! Afinal o meu voo estava marcado para dia 6, mas eu e toda a minha família tínhamos apenas decorado o dia 5, com toda a certeza de que esse era o dia. Moral da história confirmem sempre a data dos vossos voos. Muito obrigado.

Mas nem tudo é mau, felizmente o avião não ia cheio e pude adiar a viagem, sem pagar nem mais um cêntimo. E os senhores do check-in foram tão simpáticos, e até à entrada do avião tudo correu bem.

E aqui voltou a piorar… Para além de ter ficado no meio do meio do avião, completamente apertada, sem sítio para colocar os braços, o voo atrasou cerca de uma hora. Umas complicações, uns atrasos, mas conseguimos partir para sete horas de viagem.

A Chegada, O Reencontro, a Redescoberta

Após uma espera angustiante pela minha mala cor-de-rosa choque, e uma passagem rápida por todas as fases do aeroporto, revi a minha família – pais e irmãs – que já não via há um mês.

E aqui é que começa a descoberta, ou melhor, a redescoberta. A cidade que cresceu, os lugares que mudaram, as ruas que se modernizaram e aquelas que nem tanto. As pessoas que mudaram, mas continuam com o mesmo nome. Tudo é novidade, tudo é diferente, já nada parece familiar.

A única fase que me pareceu familiar foi rever os meus avós maternos, que não via há mais de 3 anos. Isso sim é familiar. E para acrescentar, vivem num local onde mesmo que o tempo passe, podemos sempre chamar de casa, de lar.

E daí, redescobrimos mais coisas. A ilha, o mar, as comidas preferidas, os sítios onde passávamos quando éramos pequenos. O prédio onde cresci, as casas por onde passei, os amigos que deixei.

Vista noturna do bairro Prenda, onde nasci

Vista noturna do bairro Prenda, onde nasci

A mesma vista, mas durante o dia

A mesma vista, mas durante o dia

Apesar de nem sempre tudo ser maravilhoso, e de já ter saudades da minha casinha e da minha caminha, também tenho de aceitar que aqui é a minha casa, a original, para ser mais certa.

Mesmo assim a descoberta continua. Os primos que cresceram, os bebés que nasceram.

Os Must’s da Cidade

Luanda já foi eleita a cidade mais cara do mundo, e devo admitir que o custo de vida é realmente elevado. Isto não só porque os bens básicos são muito caros, mas também porque todos os “luxos” são realmente carérrimos!

Por enquanto, nesta primeira semana já percorri uns tantos must’s da cidade, e são eles:

  • A Ilha com a sua praia e os seus restaurante, que dão para todas as pessoas e para todos os bolsos e gostos, é só saber escolher.
Praia da Ilha de Luanda

Praia da Ilha de Luanda

  • Os hambúrgueres, maravilhosamente maléficos, das roloutes de rua. Esses sim levam tudo: milho, repolho, carne, ovo, batata frita, molhos, cenoura e mais coisas a gosto. Uma refeição completa.IMG_1877[1]
Super hambúrguer!!

Super hambúrguer!!

  • Visita à marginal, que agora está completamente em fase de construção, com projetos de prédios altíssimos, que no fundo só vão tapar a vista marítima, mas a isto chama-se progresso, não é…
  • Almoço no bairro Chicala, do lado inverso da Ilha, numas espécies de cabanas/casas próprias, onde se fazem comidas típicas e grelhados, sobretudo peixe, devido à proximidade com o mar.

E este é o relatório da primeira semana. Espero poder compartilhar mais sobre o país e a cidade.

Anúncios

Comenta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s