Cartas de amor

Ontem, enquanto remexia na gaveta da minha mãe encontrei o que nunca podia ter antecipado encontrar.

Cartas dos meus pais, que foram trocadas enquanto estavam separados em continentes diferentes, nem era eu nascida. Ele aqui em Portugal, a fazer faculdade, e ela em Angola, gravemente grávida, da sua filha preferida (eu, obviamente). Acho que essas sim merecem o título de cartas de amor.

No meio de curiosidade e muito gozo, porque eles eram ambos muito lamechas, fui lendo, não todas, respeitando a privacidade dos pombinhos, por alto.

E acho que tive a confirmação de que o amor existe. Mesmo que eles demonstrem isso fisicamente, tinha ali nas mãos provas de um carinho inestimável que sentiam e sentem um pelo outro. Uma prova de que a distância e o tempo não significam nada desde que o amor seja forte. Uma prova de fidelidade, confiança e persistência.

Uma prova tão multifacetada, que tive de conter as lágrimas. Buuuuuh, transformaram-me numa criança lamechas por causa de cartas!

Para que conste, voltei a por as cartas no exato sítio, para que não desconfiem que sou testemunha do amor deles.

E que fique registado, não vão atrás de cartas de amor dos vossos pais, porque eu saí-me bem, mas podem sair traumatizados desta experiência. E como diz o meu “querido” Fernando Pessoa, que tem a mania que é multifacetado e então transforma-se em Álvaro de Campos, “todas as cartas de amor são ridículas. Não seriam cartas de amor se não fossem ridículas”.

E quanto a esta mania do Fernando (sim, porque nós agora somos tão amigos, depois de tanto estudo, que eu posso chamá-lo de Fernando) talvez um dia voltemos a falar dela.tumblr_mnvus25ylG1rt7onuo1_500

Comenta

