The little picture

Nos últimos dias o tema do suicídio tem vindo muitas vezes ao baile. Demasiadas, se me perguntarem. E como é claro as opiniões divergem.

Creio que é uma decisão de quem encontrou o fundo do poço e não tem qualquer esperança num retorno. Mas não vamos discutir os motivos e as razões, mas vejamos as implicações práticas.

É uma decisão irrevogável, sem retorno, sem espaço para mudança ou arrependimento. Afeta sobretudo a família do indivíduo, as pessoas que lhe eram próximas e que lhe queriam bem.

E se nós presenciamos uma situação destas, mesmo em pessoas que não nos eram muito próximas, adoramos tentar perceber o porquê, as razões, as motivações. O problema é que nem todas as coisas devem ser compreendidas, nem todos os motivos são descobertos.

O mundo de alguém pode estar a desabar bem diante de nós e isso passar-nos ao lado, sem qualquer evidência. Já pararam para pensar que no meio de tantas pessoas que se cruzam connosco nas ruas, alguma delas pode estar a pensar em acabar com a sua vida, e ir a caminho disso? É aterrador presenciar a efemeridade da vida.

Temos as coisas todas como garantidas, as pessoas como nossas, a vida como algo tão natural.

E depois do acontecimento, buscamos as causas, torna-mo-las mínimas e insuficientes. Vemos a big picture da vida. Mas nem sabemos o que passa na cabeça de cada um.

Somos sensivelmente insensíveis, porque não se pode negar que nos importamos, não só com quem vai, mas como com quem fica.

Tentemos, então, ter mais coração, perdoar, e não querer saber o que motiva a mente humana para terminar com a sua existência.Ted-_Roll-50-wide-35mm-068

Anúncios

Comenta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s