Novo mundo

Esta minha última fase de vida de aluna do secundário acaba oficialmente amanhã, quando me candidatar às “queridas” faculdades.

A realidade é que estou com muito medo, e não sou só eu, é um medo generalizado que se instalou no meio de todos os alunos de secundário.

É um medo inculcado, principalmente, no 12º ano, quando as coisas começam a ficar sérias, e o tempo passa a voar. E quando digo sérias, são sérias mesmo! É escolha de faculdades, é exames nacionais com os seus testes intermédios. É a preocupação com as médias, e sempre aquela disciplina que quase que nos mata por décimas. Vê-se o terror nos olhos dos alunos, as questões e interrogações que passam dentro da mente de cada um.

Se por um lado, penso que este medo de fundo é importante para que tenhamos a noção da importância das nossas escolhas e do nosso futuro, por outro lado, creio que todo este processo devia ser desmitificado.

É tudo visto como muito difícil, muito distante, mas todos os anos milhares passam por aí, e sobrevivem, melhor ou pior.

E para nós é visto como a entrada no mundo real, com o triplo das responsabilidades. Esta coisa de crescer tem muito que se lhe diga…

Hoje fui visitar faculdades, opções cada vez mais próximas, e senti-me muito, mas mesmo muito, pequena. Um mundo, ali mesmo, que daqui a míseros meses vou ter de enfrentar. Peço desculpa se estiver a dramatizar, mas eu tenho medo, ok?!

Na minha busca para saber mais sobre este mundo novo, o que descobri não me agradou muito… Pode até nem corresponder à realidade, mas pensar que posso passar a ser apenas mais um número, uma nota, uma média, mais uma para a lista, mata-me um bocado por dentro.

Pois, o futuro está à porta, e mesmo eu não querendo deixá-lo entrar, vou ter de fazê-lo. Espero que o medo passe, espero não ser um número, e espero descobrir que afinal sou uma drama queen e é tudo bem mais fácil.

tumblr_mo0hzzw3dV1qaobbko1_500

Comenta

