Oiça mais

Hoje fui confrontada com um assunto no qual penso e reflito muito. Trata-se de pessoas que apenas conseguem conversar sobre assuntos próximos a elas, ou sobre elas mesmas.

Pessoas tão egocêntricas, porque não tem outro nome, que não conseguem ouvir nem manter uma conversação, porque voltam sempre ao seu tema preferido: elas, a sua vida e as coisas que lhe interessam.

Sempre admirei as pessoas que conseguem falar com toda a gente, sobre tudo, conseguindo puxar assunto, manter uma conversa, mostrar-se interessado pelo que as outras pessoas dizem. E eu gostaria muito de ser assim.

tumblr_l566oyILBv1qazko2o1_r1_400

A realidade é que, apesar de não gostar de falar da minha vida, porque aprecio a minha privacidade, por vezes, perco o interesse muito rapidamente, distraio-me e nem sequer tento esconder.

Eu tento ser boa ouvinte, e há mesmo quem acredite nos meus poderes auditivos (pobres loucos).

Considero a capacidade de ouvir, sem dar palpites, conselhos, dicas, apenas ouvir, algo maravilhoso e quase inatingível aos comuns mortais. Ouvir mais, falar menos, não procurar perceber ou tentar resolver. Tento guiar-me por isto. Tentar conhecer vários assuntos, mesmo que não me interessem tanto, porque um dia podem ajudar-me a aproximar-me de alguém.

Imaginem que todos tentássemos fazer isso. Se todos poupássemos nas nossas palavras e déssemos usos aos nossos ouvidos. Creio que apesar da continuidade de alguns faladores, o mundo seria um lugar melhor, pois estaríamos a dar mais atenção ao nosso próximo, a conhecê-lo e a aprender a lidar com ele. Muitas discussões e conflitos podiam ser poupados.

Por isso, vamos ouvir, com atenção, sem julgamentos ou conselhos. Simplesmente ouvir.tumblr_l2ievbYcGl1qaobbko1_500

Comenta

