Juventude Transviada

Como já vos tinha anunciado em post anteriores, hoje realizei o exame de português. Correu tudo bem, pelo menos a mim. Saiu o meu “querido” Fernando Pessoa em peso, com os seus heterónimos.

E no texto de desenvolvimento pediram-nos para falar sobre o papel dos jovens enquanto agentes de transformação da sociedade.

Ora, eu, como revoltada que sou, deitei tudo cá para fora e, escrevi tudo no papel, e agora partilho a minha opinião convosco.

A juventude é sim associada à mudança e à esperança, e atualmente, para mim, é muito mais do que isso. Somos a convulsão, a revolução, a manifestação. Somos a voz.

Vemos diariamente no telejornal as manifestações realizadas no Brasil, mais recentemente, em Espanha, na Síria e Egipto, na Grécia e mesmo em Portugal. Os jovens estão a começar a sair à rua e a gritar bem alto por aquilo que defendem e em que acreditam.

E eu acho impressionante depositarem tantas esperanças de mudança em nós, quando na realidade não nos dão espaço de manobra. Estamos enterrados na nossa própria esperança, pela nossa insignificância aos olhos das pessoas que detêm o poder. Ah! Essa minoria, que nos chega a dizer para emigrar-mos.

Mas e se nós quisermos ficar? E se nós quisermos mudar o mundo? Acreditariam em nós? Ou deixariam-nos escapar, como escapam diariamente cérebros altamente qualificados portugueses?

Só precisamos de alguém que acredite em nós, que nos peça para ficar, em vez de partir.  Alguém que nos mande à luta dos nossos direitos. Alguém que diga que vai correr tudo bem. Alguém…

Juventude transviada: no dicionário representa aqueles que “se opõem aos padrões comportamentais pré-estabelecidos e/ou vigentes”. E podemos chegar lá com paz, com civismo e com respeito.

in TVI24

in TVI24

 

Comenta

