Direitos

Esta greve dos professores e este caos que parece ter sido implantado em Portugal, sem sinal de retirada, pôs-me a pensar. E mais do que pensar por alto, refletir.

Por isso, convido-vos a entrar na minha reflexão.

Creio que a maioria deve saber que os direitos humanos e, mais especificamente, dos trabalhadores foram conquistados com muito esforço, dor e agonia. Os nossos antepassados lutaram pelo que nós temos agora, pelos direitos e leis que nos protegem.

E agora, em época de crise, esses direitos, que sempre tomamos como garantidos, começam a ser roubados, a pouco e pouco, mesmo sem nos apercebermos. Mas chega a uma altura em que não dá mais: temos de lutar! Lutar pelo presente, mas principalmente pelo futuro. Para mim, saber que os meus futuros filhos ainda estarão a pagar a dívida deste país é doloroso!

Desta forma, acho importante que os cidadãos se manifestem. Mas, atenção há vários tipos de manifestação. Eu não concordo com a violência, pois acho que já chegamos a um nível de civilização onde ela não é necessária. Não concordo em fazer greve numa sexta-feira, para poder ter um fim-de-semana prolongado. Não concordo com quem não comparece ao trabalho, num dia de greve, mas também não comparece nas ruas onde os outros colegas se manifestam.

Temos de nos fazer ouvir. Mas acima disso, temos de saber como fazê-lo. E com isto, não digo que sei a fórmula mágica, se é que ela existe. Gosto das coisas bem feitas e, creio que as manifestações quando bem feitas e bem pensadas têm o poder de mudar alguma coisa. E de pequena vitória em pequena vitória, chegamos completamente vitoriosos ao objetivo final.

Por isso digo, manifestem-se! De forma pacífica, porque ainda somos homens e não animais; de forma inteligente, com os olhos nos resultados; de forma altruísta, porque hoje somos nós, mas amanhã são outros.

Comenta

